NOTÍCIAS

Confira o que foi destaque na Serra do Rio em 2015; retrospectiva
Confira o que foi destaque na Serra do Rio em 2015; retrospectiva

O ano de 2015 na Região Serrana do Rio foi marcado por fatos curiosos e polêmicos. No mês de janeiro, por exemplo, Nova Friburgo ganhou destaque nacional com o corte e a poda dos eucaliptos centenários da Praça Getúlio Vargas, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A ação da Prefeitura foi marcada por choro e protesto, e uma manifestante detida, resultando na interrupção do trabalho após intervenção do Ministério Público e assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Na época, o Iphan informou que a manutenção do espaço era de responsabilidade do executivo. O município disse que a intervenção no local estava baseada em um estudo da Universidade Estácio de Sá, que apontava a necessidade de corte raso de 40 eucaliptos e a poda de outros 44.

Fevereiro foi um mês marcado por prejuízos causados pela chuva em Petrópolis. O distrito de Pedro do Rio ficou inundado e várias casas foram invadidas pela lama. Um trecho da Estrada União Indústria chegou a ficar interditado. O temporal também causou problemas da Rua Coronel Veiga, onde o transbordamento do Rio Quitandinha é constante. Carros que passavam pela via e que estavam estacionados foram arrastados pelas águas deixando os motoristas em pânico. Um vídeo mostrou o momento em que eles, com a ajuda de outros pedestres, lutaram contra a enchente para amarrar cordas na tentativa de evitar que os carros caíssem no rio e ficassem totalmente submersos. Ao todo, 11 sirenes foram acionadas pela Defesa Civil para riscos de deslizamentos.

Ainda em Petrópolis, a tentativa de homicídio contra o proprietário do Museu de Motos teve grande repercussão na cidade. Guaraci de Oliveira e Silva, de 47 anos, foi atingido por tiros nas costas e na cabeça, após ser surpreendido por dois suspeitos em uma motocicleta. O empresário ficou internado em estado grave no Hospital Santa Teresa (HST).

Casos de maus-tratos aos animais foram alvo de denúncias na Serra. Na localidade de Sebastiana, em Teresópolis, uma mulher de 54 anos foi apontada como suspeita de manter mais de 50 cachorros em condições precárias em seu sítio. Integrantes do “Grupo Estimação/SOS animal” e a Polícia Civil encontraram os animais com fome, sede e se alimentando das próprias fezes. Já em Nova Friburgo, um filhote de cachorro foi encontrado morto. Na época, a advogada Monique Malhard, encontrou um cachorro e foi devolver em uma residência próxima à sua casa onde, segundo ela, morava uma veterinária e sua família. Chegando ao local, ela encontrou água podre, um filhotinho morto e quatro shih-tzus vivendo sobre uma grade, com muita sujeira e mau cheiro. O caso foi levado ao Ministério Público (MP).

Em março, a política na pequena cidade de São Sebastião do Alto ficou desestabilizada com o flagrante de propina envolvendo o prefeito Mauro Henrique Chagas, que chegou a ser expulso do Partido dos Trabalhadores (PT). Ele foi preso pela Polícia Federal na BR-101, em Macaé. Segundo a PRF, ele foi abordado durante o pagamento de uma propina no valor de R$ 100 mil, exigida por ele mesmo, para que um empresário pudesse começar obras nas áreas de saúde e saneamento no município.

Mauro Henrique Chagas era vice-prefeito de Carmond Bastos (PT) e assumiu a prefeitura em abril de 2013. O prefeito eleito Carmod Bastos foi afastado do cargo após denúncias de irregularidades administrativas e instauração de uma CPI na Câmara de Vereadores. Carmond foi condenado por oito crimes, entre eles, fraudes em dispensa de licitação e aumento do próprio salário sem lei que autorize. 

No início de dezembro, Mauro Henrique foi cassado pela Câmara de Vereadores de São Sebastião do Alto. O legislativo entendeu que ele cometeu três crimes: receber propina; proceder de modo incompatível com o decoro e a dignidade que o cargo de prefeito exige; e negligenciar na despesa dos bens, rendas e patrimônio do município. Até o final do mandato, a cidade será governada por Rosangela Amaral (PMDB), presidente da Câmara.

Data: 20/01/2016
PUBLICIDADE
Publicidade
PUBLICIDADE
Publicidade
Rua Honório Pacheco, 11, Sala 302, Edifício Rosário, Centro, Cantagalo - RJ
(22) 2555-4470 ou (22) 98114-9811
Rádio Anunciação 2017 ®Todos Os Direitos Reservados - Desenvolvimento: Virtues Media & Applications